A dor lombar afeta 80% das pessoas em algum momento da vida. Quando essa dor aparece, muitos acreditam que a ressonância magnética é a melhor solução. Mas precisamos falar sobre isso: já em 2011, o Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy (JOSPT), uma das revistas mais respeitadas do mundo, alertava que o uso excessivo de ressonâncias magnéticas pode não só ser desnecessário, como também prejudicial. Vamos entender por que esse exame deve ser usado com cautela no manejo da dor lombar.
O Que Diz a Ciência?
Estudos mostram que, em muitos casos, a ressonância magnética não consegue identificar a causa específica da dor lombar. Além disso, a publicação alerta que a sobreutilização desses exames está associada a um aumento desnecessário de cirurgias, que nem sempre proporcionam alívio significativo da dor ou melhora na função diária. Isso reforça a importância de avaliar cuidadosamente a necessidade de uma ressonância magnética antes de realizá-la.
Quando a Ressonância Magnética é Indicada?
A ressonância magnética deve ser reservada para casos específicos, como quando há suspeita de condições graves, sintomas neurológicos progressivos ou quando os resultados da imagem irão diretamente influenciar o plano de tratamento imediato. A maioria das pessoas com dor lombar pode começar o tratamento com fisioterapia, sem a necessidade de uma ressonância magnética. Na nossa clínica, adotamos uma abordagem rigorosa e critérios objetivos nessa triagem, garantindo que esse exame seja solicitado apenas quando realmente necessário e o paciente, seja encaminhado para atendimento médico.
A Importância do Tratamento Centrado no Paciente
Em nossa clínica, priorizamos o tratamento centrado no paciente, fundamentado em evidências científicas sólidas. Nosso foco é evitar intervenções desnecessárias e utilizar abordagens que realmente funcionam, como a fisioterapia personalizada. Realizamos avaliações para determinar o melhor curso de tratamento para cada indivíduo, sempre colocando a segurança e o bem-estar do paciente em primeiro lugar. Isso significa que, muitas vezes, podemos oferecer alternativas eficazes à ressonância magnética, garantindo uma recuperação mais segura e eficiente. E isso não quer dizer que não reconheçamos a enorme contribuição e beleza dos exames de imagem, principalmente da ressonância magnética.
Agende Sua Consulta
O uso de ressonâncias magnéticas deve ser feito com cautela e apenas quando realmente necessário. Seguindo diretrizes baseadas em evidências, garantimos que o tratamento da dor lombar seja seguro e eficaz, evitando intervenções desnecessárias e focando em resultados positivos para o paciente. Se você está lidando com dor lombar, entre em contato com nossa clínica para uma avaliação especializada. Vamos ajudar você a encontrar o tratamento mais adequado para sua condição, sem recorrer a exames ou procedimentos desnecessários.
Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como podemos ajudar você a aliviar sua dor lombar de forma segura e eficaz!
Andrew Hand
Fisioterapeuta pós-graduado em ortopedia pelo Hospital Israelita Albert Einstein
10.2519/jospt.2011.0507